quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ANALISE - DotA 2 (PC)

DotA ( Defense of the Ancients) é um jogo RTS (Real time strategy) desenvolvido e distribuido pela Valve para PC. Este tipo de game que vem de uma adaptação (um mod) de um outro jogo famoso o, Warcraft III, seja ele o Reign of Chaos ou o Frozen throne, um jogo onde se joga até 10 players online em uma partida tendo 2 times contendo 5 jogadores cada, o nome das equipes são Dire e Radiants. O game por incrivel que pareça não possui uma historia e sim apenas um objetivo para que tudo aconteça. O conceito utilizado pelo jogo é destruir o Ancient do inimigo, simples assim, mas o que é esse Ancient ? 

Essas duas construções são os Ancient que você deve destruir no jogo se quiser finalizar, destruindo um desses você acaba com o jogo, mas com isso você deverá percorrer um dos três caminhos existentes no jogo para chegar até ele, para isso você irá enfrentar Torres que as protegem, Inimigos e Creeps. Este ultimo inimigo citado são unidades "neutras" no jogo onde ninguém as controlam, eles possuem são muito inferiores aos heróis, tanto em defesa, hp e ataque. Existem 3 tipos de Creeps:

Creep Aliado
Eles percorrem na mesma direção que você, o ajudando a chegar ao Ancient e destruir-lo. 

Creep Inimigo
São Creeps do time oposto a você, percorrem o caminho ao contrario com o mesmo proposito ao seu, destruir o seu Ancient.

Creep Selvagem
São Creeps que vivem em certo pontos do mapa, eles não saem, apenas ficam parados, você pode ir lá mata-los e conseguir um dinheiro de forma mais "fácil".
Os times Radiant e  Dire ficam distribuidos em pontos extremos do mapa, o desenho do mapa do DotA é semelhante a de vários outros RTS, ou seja, bem simples. Existem 3 caminhos principais no mapa( TOP, o topo, MID, o meio, e BOT, o de baixo), porem existe a possibilidade de se fazer outros trajetos a sua escolha conseguindo atacar de surpresa os seus inimigos. 
DotA, não é um jogo que é relativamente fácil de se jogar, não é aquele tipo de jogo que você já entra e começa a jogar, ele tem que ter concentração  treino e paciência, muita paciência, e se você não jogar com seu time, não ajudar e nem nada é 80% de certeza que você vai perder. A movimentação basica do personagem é atraves de cliques, no melhor do estilo Age of Empires, e apesar do mapa livre para ser percorrido, são necessarias estrategias para que sua equipe possa vencer. Os tipos de ataques possuem caracteristicas diferentes e variam conforme o personagem selecionado.
O método de evolução do game é simples de entender. Ao iniciar a partida todos os jogadores se encontram no nivel 1, sim isso mesmo TODOS, independente de a quanto tempo voce joga o game, e conforme se mata os inimigos seu personagem desenvolve e adquire levels. A cada level adquirido do personagem voce recebe um ponto onde voce pode evoluir suas tecnicas de combate (cada personagem possui 4). O level maximo que é possivel se atingir em uma partida é 25. 


O jogo possui 110 heróis que você poderá escolher e jogar, são todos livres pra você jogar, e são totalmente diferenciados, e cada um contendo o seu "papel" dentro do jogo. Segue uma explicação básica sobre os tipos existentes.

Heróis Carry
Esse tipo de heróis são praticamente o papel mais importante do time, pois é o Herói que deverá "carregar" seu time, ser o mais forte suficiente e de uma maneira possível, para acabar com seus inimigos.

Heróis de Suporte
Na minha opinião, é o que mais tem em falta no meu time, ele também é super importante no time, pois ele ajuda comprando itens para revelar uma parte do mapa e você ficar sempre tendo uma visão de seu inimigo, comprando itens para ver inimigos que estão invisível  itens que irão curar seu HP ou sua Mana, sempre te ajudando, mas quase ninguém gosta de jogar com eles.

Heróis Tanker
São heróis "casca-grossa" eles são aqueles heróis que irá segurar a pancadaria custe o que custar, devem ter uma taxa alta de HP e defesa para ficar bastante tempo ajudando o time a levar a vitória. 

Heróis Disable
São o tipo de heróis mais chato possíveis, sempre tirando você do sério, pois eles tem a possibilidade de deixar você nulo em certos momentos no jogo, principalmente quando está acontecendo uma "guerra" entre os 2 times, fazendo você virar uma galinha, tirando totalmente sua mana, te congelando e de várias outras formas. 

Heróis Initiator
São os que começam a guerra de alguma forma, ou mais fácil de chama-los de "cobaia".

A trilha sonora do game é muito boa e envolvente. São musicas orquestradas que transpassam o sentimento de guerra medieval de uma forma muito convincente. Segue abaixo um video curto com a musica tema do game:



Qual o melhor RTS?
Acho que esse é uma das discussões mais polemicas de todas, DotA 2 x League of Legends, DotA 1, Heroes of Newerth, eu mesmo acho incrível como eles podem botar em discussão o DotA 2 contra o DotA 1 ? óbvio que cada um tem suas preferências, mais isso acho bem estranho. Bom DotA 2 x LoL x HoN ? qual é sua escolha ? a minha sempre será Dota 2, haters gonna hate. Só que acho engraçado quando jogadores de LoL dizem que o DotA copiou o LoL sendo que o Dota existe desde 2003, e o LoL desde 2008, e um dos criadores do LoL foi um dos criadores de DotA, o HoN particularmente, até que gostei um pouco dele mesmo sendo o mais esquecido da história, mais ainda minha preferência maior é o DotA 2.



O LoL e o HoN são jogos gratuitos, só baixar e jogar, já o DotA ele ta em uma fase "beta eterna" onde você pode comprar ele por 49 reais ou você se cadastra no site e fica na fila de espera para ganhar um convite, e é um pouco demorado isso. Por isso muita gente da certa preferência pro LoL, mas pra mim isso não tem nada ver se tem como ganhar o jogo gratuitamente ou em forma de algum sorteio.

Vale a pena jogar?
Se voce busca um game para se entreter por horas, esquecer da familia, dos amigos e de comer e curte uma trilha sonora envolvente, com personagens carismaticos, sim, o jogo vale sim a pena. Agora se voce busca um game para acrescentar suas conquistas, ou então busca uma historia envolvente, esquece, o game ainda se encontra na sua versão beta e NÃO possui nenhum tipo de conquista e nem historia para que ocorram as guerras.

Gostou do blog? confira e curta a página no facebook! Basta clicar abaixo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário