sexta-feira, 18 de outubro de 2013

REBOBINANDO - Megaman X (Super Nintendo)

Essa e outras matérias você pode conferir no Blog "The Game Diary" clicando abaixo


 
Um grande clássico que merece ser lembrado

Mega Man X, conhecido no Japão como Rockman X, lançado pela Capcom em 1993 para o Super Nintendo, é o primeiro jogo de Mega Man em um console de 16-bits, o primeiro jogo da série Mega Man X, sendo a primeira subsérie da série Mega Man, que havia surgido no antecessor do SNES, o Nintendo Entertainment System (NES). Mega Man X foi lançado pela primeira vez no Japão em 12 de dezembro de 1993, sendo lançado, no ano seguinte, na América do Norte e na Europa. O jogo recebeu conversão para MS-DOS em 1995, e um remake para PSP em 2005, intitulado Mega Man Maverick Hunter X. O jogo fora relançado na compilação Mega Man X Collection (2006), para PlayStation 2 e Nintendo GameCube.Há ainda versões para telefones celulares e para os sistemas operacionais Android5e iOS.

História: A série se passa no ano 21XX, Dr. Cain, um famoso paleontólogo participava de uma escavação em busca do fóssil de uma planta, quando achou por acidente o antigo laboratório de Thomas Light, e para sua surpresa encontrou um robô chamado Mega Man X em uma cápsula em meio os destroços do antigo laboratório de Light. Mega Man X (chamado de ‘‘X’’) possuía o poder de tomar suas próprias decisões, o que surpreendeu Cain. Dr. Cain começa um estudo sobre X, e com o tempo, conseguiu fabricar seus próprios robôs, baseados no projeto de X, chamados de Reploids.
Mas, de alguma forma, muitos dos Reploids criados por Cain começaram a se rebelar atacando os humanos. Esses Reploids foram chamados de Mavericks. Com isto foi criado os Mavericks Hunters, um grupo formada por Reploids, que seria responsável pelo controle de eventos com Mavericks. Sigma,um reploid de grandes capacidades, foi escolhido para ser o líder dos Mavericks Hunters. Sigma liderou com firmeza e controle da situação, até quando, a partir de certo evento, começou a se comportar de forma estranha.

Não muito tempo depois, Sigma, o líder dos Mavericks Hunters se tornou um Maverick, e além de força, Sigma possuía uma grande inteligência e influencia sobre os reploids, o que lhe garantiu um grande exercito ao seu dispor. Isso faz de Sigma o principal inimigo de X na maioria dos jogos da série. 

Há quatro cápsulas espalhadas pelas oito primeiras fases do jogo:
Botas: A cápsula encontrada na fase do Chill Penguin, no meio do caminho. O jogador ganha um Dash Rasteiro, o Super Salto e a capacidade de quebrar blocos com chutes.

Buster: A cápsula é encontrada na fase do Flame Mammoth. O X-Buster é elevado a força máxima. A vantagem é que você não precisa esperar até a primeira parte do final do jogo

Armadura: A cápsula é encontrada depois que você derrota um sub-chefe da fase do Sting Chameleon. A resistência a danos aumenta em 50%.

Capacete: A cápsula é encontrada na fase do Storm Eagle: Com ele, você ganha a capacidade de quebrar blocos com cabeçadas.

Lembrando que todas as localizações não são as mesmas na versão de PSP.

Personagens:


Megaman X: ou simplesmente X: o primeiro dos reploids, que são robôs com capacidade de pensar e agir como bem entenderem. X foi criado por Dr. Light algum tempo antes de sua morte. Já que foi o primeiro Reploid, se sente culpado pelo problema com os mavericks, essa é sua razão de lutar.








Zero: todos pensam que Zero é um reploid, mas ele foi criado por Dr.Wily. Quem inventou os reploids foi Dr.Light. Seu passado é um pouco desconhecido, mas a história se esclarece mais na série Z.





Sigma: é um reploid criado por Dr.Cain para liderar os Mavericks hunters. Porém, na sua luta contra Zero, ele quebrou o cristal de Zero (que continha um vírus criado por Dr.Wily para tornar Zero maligno, mas esse vírus acabou sendo transferido para Sigma, o tornando do mal).








Mavericks

Os Mavericks são baseados em organismos, geralmente animais ao invés de possuírem aparência humanóide, como os chefes da Série Clássica, embora seus ataques e nomes sejam baseados geralmente em fenômenos mecânicos ou químicos ou em leis da física como os jogos originais.

Por exemplo, ao invés de "Flame Man", temos "Flame Mammoth"; em vez de "Spark Man", temos "Spark Mandrill", etc... uma exceção é "Boomer Kuwanger", cujo nome parece ser uma brincadeira com as palavras "Boomerang" (Bumerangue) e "Kuwagata" (Besouro Atlas/Escaravelho). Embora isso, alguns Mavericks têm poderes inéditos, e também têm as armas baseadas em elementos como os jogos passados, tais como o fogo, água, ar, terra, e assim por diante.
  
A primeira fase ensina o jogador como jogar
Conforme o jogador derrota o chefe de certa fase, outras fases podem sofrer alterações: por exemplo, se for completada a fase de Chill Penguin, a fase de Flame Mammoth, que deveria ter rios de lava, estará completamente congelada e será mais fácil passar por ela e também permitirá pegar o heart container da fase. Se o jogador completar a fase do Storm Eagle, a nave que serve de arena para o combate é danificada e cai em cima da base do Spark Mandrill, desligando o sistema de eletricidade que passa rasteiro no chão e bloqueia o ataque de raio elétrico do sub-chefe da fase. Após ser completada a fase do Launch Octopus, uma parte subterrânea da fase de Sting Chameleon fica inundada, podendo alcançar o heart container da fase.
Comentario: Megaman X é um dos melhores jogos já lançados para Super Nintendo, e um dos melhores de todos os tempos. As qualidades do jogos são muitas, destacando a seleção de fases (algo incomum para a época), a qualidade da construção das fases,  as estratégias necessárias para vencer os chefes, a ótima jogabilidade e enredo.

A primeira fase serve com um tutorial que ensina o jogador como o game funciona. Mas sem dar explicações chatas em forma de texto ou coisas do tipo, o jogador e posto em diversas situações que o fazem aprender instantaneamente. Exemplificando, o primeiro inimigo força você a tomar uma atitude evasiva e pular sobre ele, o segundo é mais alto e força você a atacar (não da pra pular por cima como no primeiro) o terceiro mostra que há batalhas que precisam ser vencidas para prosseguir, a diante o cenário desaba e o jogador é instruído a aprender a ultrapassa-lo, e assim por diante. Tudo acontece de forma muito bem planejada e inteligente.

O enredo é mais complexo que o Megaman original, e também mais sério. Enfim, é um grande clássico da era o Snes, quem gosta de Megaman com certeza vai adorar Megaman X.

Quer experimentar esse jogo? e ainda de graça? acessewww.snesbox.com e jogue direto no seu navegador! sem baixar nada!!! :D
Essa e outras matérias você pode conferir no Blog "The Game Diary" clicando abaixo