domingo, 8 de dezembro de 2013

ALERTA - Cuidado com compras de jogos digitais

E ai galera, tudo legal?
Decidi escrever este alerta porque recentemente tive um problema com uma empresa e gostaria de compartilhar  para que isto não se repita com vocês.

Atualmente existem muitas empresas virtuais que trabalham com vendas de jogos em formato digital na PSN, com preços chamativos e condições facilitadas, porém elas tem trabalhado da seguinte forma:
Eles criam um login novo na PSN, compram o jogo e te mandam por e-mail os dados da conta com o e-mail e senha para baixar o jogo. Até ai tudo bem. Mas vocês devem se atentar as cláusulas e condições que estas empresas estipulam. Normalmente eles notificam que você deve baixar o jogo e nunca mais deleta-lo da HD e que a conta que foi adquirida o jogo também deve permanecer no console. Tá Felipe, mas e dai? O problema é o seguinte, após alguns meses eles mudam a senha da conta, descadastram seu console da conta e vendem o mesmo jogo para outra pessoa, e caso você deseje realizar uma formatação ou até mesmo apagar o jogo e depois resolver baixar novamente, você não vai conseguir.
Isto pode ser enquadrado como uma cláusula abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, mesmo com o aviso prévio da empresa, na seção II das cláusulas abusivas:

IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em 
desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade;

Esta pratica tem sido realizada de forma ilegal, pois você adquiriu o JOGO e não a conta da PSN, então você tem o direito de fazer o download quantas vezes achar necessário, e acredito que esta prática pode entrar em questão com outros parágrafos do códido de defesa, mas confesso que não me aprofundei tanto no assunto.
Imaginem o lucro que estas empresas tem tido as custas de nós consumidores, pois eles compram um jogo por 60 dólares e vendem esta mesma mídia digital para centenas de usuários , sem respeitar o consumidor brasileiro, pois ele não vai ter direito a um backup caso precise. 
Infelizmente tive que fazer uma formatação em minha HD e minha história foi resolvida com a loja dizendo que vai me comprar outro jogo, mas isto não significa que não foi estressante ou que o lojista decidiu resolver o caso de forma rápida. Tive que ouvir repostas como estas:
Recebeu pelo que pagou e agora depois de 6 meses esta questionando o que ???;

Ok ! Prove na Justiça que nosso Termos de Uso ( que foi aceito por vc no momento da compra ) esta em desacordo com a lei;

Vc não tem direito de baixar o jogo quantas vezes quiser
Vc baixou 1 vez com sucesso e deletou porque quis;

E após quase uma hora questionando os procedimentos adotados pela empresa com as cláusulas e mostrar o código de defesa do consumidor, o lojista mudou de opinião e foi me passada a seguinte resposta:

Segunda feira quando eu chegar no escritório, volto a conversar contigo com mais calma , agora estou em casa.
Bom final de semana
OBS: Vou resolver isso para você mas aconselho você a não comprar mais jogos compartilhados , porque na hora de pagar menos da metade do preço é bom né... mas na hora de aceitar os Termos de Uso não gosta ... Porque você não pagou 60 dolares no jogo direto na PSN .
Eu paguei 60 dolares !
Vc pagou R$ 59,00 reais
Nessa hora é bom né ...
Depois vem criticar meu trabalho
Após eu resolver isso para você , por favor não compre mais em nossa Loja Virtual . Não desejamos te-lo como nosso cliente

Espero que eu possa ter ajudado a algum interessado nesse tipo de compra, e que caso venham a comprar (pq convenhamos, os preços são excelentes rs), tenham em mente que as empresas vão fazer o que foi mencionado no texto acima e você realmente não vai ter acesso ao jogo novamente, a não ser que tenham muita paciência como eu para reclamar os seus direitos como consumidor. Este texto serve apenas para ajudar a pessoas que como eu, compraram por meio de vendas compartilhadas, alertando-os sobre os riscos deste tipo de compra, então caso eu tenha dito algo errado ou me equivoquei em relação aos nossos direitos, peço que me desculpem... mas eu sou um gamer e não um advogado rs. Funcionou comigo, quem sabe também não funcione com vocês.

Abraços a todos




Nenhum comentário:

Postar um comentário