terça-feira, 27 de maio de 2014

REBOBINANDO - Top Gear



Essa e outras matérias você pode conferir no Blog "The Game Diary" clicando abaixo



Lembranças de um clássico do Super Nintendo

Top Gear (Top Racer no Japão) é um jogo de corrida feito em 1992 para o Super NES (ou Super Nintendo). Foi publicado pela Kemco e desenvolvido pela Gremlin Graphics. É o primeiro jogo da franquia Top Gear. É um dos primeiros jogos de corrida lançados para  SNES. O objetivo do jogo é se tornar o piloto mais rápido do mundo correndo em vários países.

História: Top Gear surgiu em 1989 baseado em um jogo de grande sucesso no Famicon/NES chamado Rad Racer. A principio, ele sairia para esse console 8 bits, mas a empresa que o produzira, a japonesa Kemco, a pedido da Nintendo o lançou para o então recem nascido Super Nintendo/Super Famicom em 1992. O jogo foi lançado no Japão dia 27 de março de 1992, levado ao mercado Norte americano em 04/92 e só foi lançado no mercado Europeu no final do ano. Na Europa recebeu o nome de Top Racer, mas só o nome mudou, o jogo continuava o mesmo.

Um dos maiores mistérios do jogo é de onde foi tirada a fotografia de fundo do menu inicial, em preto-e-branco, onde aparece uma pista em forma de U cercada de vários prédios. Recentemente, o local da foto que já foi descoberto por alguns gamers. Essa foto foi tirada de cima do centro de convenções Cobo, localizado em Detroit USA. Foi tirada em direção da esquina da Washington blvd com a West Jefferson Ave. Pra quem não sabe antigamente estas ruas faziam parte da pista Detroit street circuit que na verdade eram ruas da cidade que eram fechadas para as corridas de fórmula 1 dos anos 80, inclusive o próprio Ayrton Senna venceu 3 vezes consecutivas o grande premio de fórmula 1 de Detroit. Já o edifício da Cobo Center onde foi tirada a foto é um salão de carros e eventos que envolvem automobilismo e é um dos mais conceituados salões de carros do mundo.
Esta seria a esquina da famosa foto de Top Gear
O game: No menu inicial do jogo são dadas várias opções, incluindo entrar com o nome do piloto, escolher um esquema de controle de acordo com a necessidade do jogador, escolher entre transmissão manual ou automática e por fim escolher um dos quatro carros sendo eles: Cannibal (vermelho), Sidewinder (branco), Razor (púrpura), Weasel (verde-azulado). Durante a corrida, se o jogador escolher a transmissão manual, terá de dirigir e mudar de marcha apertando os botões L e R para subir ou descer a marcha. É dado também ao piloto o controle de três tanques de "nitro", que permitem aumentar a sua velocidade por um curto período de tempo. O jogo utiliza um sistema de password para marcar o progresso na campanha. Cada senha dá acesso a outro nível, ou país do próximo desafio. Durante a corrida, há alguns pontos em que os jogadores devem parar para reabastecer. Se o carro ficar sem combustível, o jogador terá de levar-lo até o próximo posto de reabastecimento antes da corrida termine, se caso não conseguir, o jogador é desclassificado.
Os carros de Top Gear e suas inspirações reais
Jogabilidade: Consiste em simples comandos, um botão de aceleração, um de freio, um para o nitro (popularmente chamado de Turbo) e dois direcionais para esquerda e direita. O jogo simula as pistas em perspectiva cônica e simula as curvas desviando a pista para a esquerda ou para direita. Independente da jogabilidade simples o jogo aumenta o nível de dificuldade no decorrer das partidas, com pistas com curvas acentuadas e com obstáculos. O carro fica sempre ao centro da tela e o cenário se move conforme os movimentos do carro. Além disso, o piloto tem de fazer o uso de estratégias, uma vez que há a necessidade de se entrar nos boxes para reabastecimento. Assim, como algumas corridas pressionam o jogador a parar para reabastecimento, dependendo do carro, isso faz com quê o jogador planeje qual carro escolher, quando parar nos boxes, a quantidade de combustível colocada no carro (quando sair dos boxes), e quando é o momento certo para usar os nitros (turbos).

Recepção: Embora Top Gear ganhar o título de primeiro jogo de corrida para SNES, o jogo não é reconhecido internacionalmente como um clássico. O jogo teve grande repercussão no Brasil ao longo dos anos 90 e até hoje é reconhecido como uma das melhores franquias de jogos eletrônicos no país. Durante o evento de música Video Games Live 2010 em São Paulo, o apresentador e organizador do evento Tommy Tallarico diz que nos cinco anos que ele traz o evento ao país, sempre recebeu pedidos da inclusão da performance orquestrada da trilha sonora do jogo no show e ficou surpreso da popularidade da franquia no país e que nunca tinha ouvido falar sobre o jogo no exterior.  

Bugs: Existe um bug no jogo que permite ao jogador chegar em duas posições ao mesmo tempo. Para se valer do referido bug basta atingir o poste de chegada (seja o poste do lado direito ou o do lado esquerdo) com o centro do carro. Assim, se o jogador chegar em primeiro, e fizer o uso deste bug, ele na verdade chega em primeiro e segundo, ganhando a pontuação de um piloto que chega na primeira e na segunda colocações (35 pontos - 20 da primeira colocação + 15 da segunda colocação).
__________________________________________________________________________________Trilha sonora: Criada pelo artista Barry Leitch originalmente como trilha sonora da série Lotus Turbo Challenge de computador Amiga, foi remixada para o Top Gear e é um dos pontos mais marcantes do jogo. "Bliss", música da banda britânica Muse, foi inspirada na faixa título de Top Gear. A trilha sonora até hoje é aplaudida com toda força por vários fãs, e existem vários covers em: Guitarra, Teclado, Bateria, etc circulando por sites como Youtube, Google Video, Last.fm e vários outros. Os covers do jogo com maior sucesso no Youtube por exemplo, são feitos por brasileiros. No jogo além da trilha sonora, ainda é possível ouvir sons ambientes como: barulho dos motores, redução e aumento de marchas, batidas e ativação do nitro.
__________________________________________________________________________________

Confira um dos covers mais famosos aqui:
Sequências: Com o considerável sucesso da primeira versão, a Kemco lançou a segunda versão de Top Gear: Top Gear 2, variando para outras plataformas como Sega Mega Drive, com algumas limitações técnicas. Com o passar dos anos a franquia passou por diversas outras desenvolvedoras e publicadoras além da Kemco, como Midway Games, Babylon Software, Wanadoo Edition, com versões independentes das primeiras edições.

- Em 1994 a Kemco volta a lançar uma nova versão intitulada Top Gear 3000 para o Super Nintendo, que se passava no futuro, onde os carros corriam sobre galáxias e planetas. 
- Em 1997, Top Gear Rally foi lançado para o Nintendo 64, e em 2003 para Game Boy Advance.
- Em 1998, Top Gear Overdrive saiu para o Nintendo 64.
- Em 2000, Top Gear Rally 2 apareceu no Nintendo 64, e no Game Boy Color com o nome "Top Gear Pocket 2" no mesmo ano.
- Também em 2000, Top Gear Hyper-Bike Foi lançado para Nintendo 64, sendo o único da série a oferecer apenas motos.
- Em 2000, Top Gear: Dare Devil foi lançado para Playstation 2.
- Em 2001, Top Gear GT Championship foi lançado para Game Boy Advance.
- Em 2004, RPM Tuning foi lançado para Playstation 2 como parte da série Top Gear.

Comentário: Top Gear com certeza não é o melhor jogo de corrida de todos os tempos, nem foi o melhor de sua época. Mas é um jogo que esta gravado para sempre na memória de milhões de brasileiros. É um dos jogos mais populares do Super Nintendo no Brasil, é incrível a quantidade de fãs que lembram calorosamente de Top Gear 1, 2 e 3000. Um dos fatores que contribuíram para o sucesso do game foi a trilha sonora marcante, e também a necessidade de estratégias para vencer a corrida. 
__________________________________________________________________________________

Ficha Técnica:
   Desenvolvedora: Kemco
    Plataforma: Super Nintendo/Super Famicom
    Data de Lançamento: 1992
    Gênero: Corrida
    Modos de jogo: Um jogador ou 2 Jogadores  
__________________________________________________________________________________
Confira o gameplay:

Site Oficial da produtora: www.kemco-games.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário